Em novo acordo de mobilidade acadêmica, UFC aprova nove estudantes da Faculdade de Direito para semestre na Itália
Data da publicação: 3 de outubro de 2025 Categoria: NotíciasEm reunião com a Vice-Reitoria da Universidade Federal do Ceará (UFC) nesta quinta-feira (2), a comissão coordenadora do Edital de Seleção de Estudantes/Bolsistas 1/2025, da Faculdade de Direito (Fadir) da UFC, apresentou os nove estudantes aprovados para dar início ao Acordo de Mobilidade Acadêmica com a Scuola Superiore per Mediatori Linguistici – SSML P.M. Loria della Società Umanitaria, em Milão, na Itália (2023-2028), com financiamento total do Programa Erasmus+, da União Europeia.
Trata-se do primeiro grupo de alunos da Fadir contemplado com bolsa de mobilidade acadêmica dentro do Programa Erasmus+, que, na UFC, costuma ser mais restrito às chamadas ciências duras (em cursos e faculdades de tecnologia e engenharias) ou à categoria docente. Por isso, a notícia foi recebida com entusiasmo não apenas pelos aprovados, mas pela diretoria da faculdade, pela Vice-Reitoria e pela Pró-Reitoria de Inovação e Relações Interinstitucionais (Prointer), que apoiaram a articulação do acordo desde o início, ainda em 2023.

Os estudantes cursam entre o 3º e o 9º semestre, e devem embarcar no dia 1º de fevereiro de 2026, retornando no fim de julho do mesmo ano. Seis deles são oriundos de família com baixa renda e três são filhos de professores e servidores técnico-administrativos da UFC.
A bolsa inclui contribuição fixa para a viagem de 1.500 euros e contribuição mensal para alimentação e alojamento de 850 euros. O programa também financia seguro saúde e seguro acidente, passagens aéreas e isenção de taxas universitárias.
Ao longo da seleção, eles passaram por etapas de entrega de documentação, análise de carta de intenção, de histórico escolar e de currículo Lattes, além de entrevista. A comissão coordenadora é formada pela professora Raquel Coelho, da Fadir, e pelos professores Babi Fonteles, da Faculdade de Educação, e David de Oliveira, da Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade (Feaac).
Durante os seis meses na SSML P.M. Loria, os alunos irão estudar conteúdos de diplomacia internacional, direitos humanos internacionais, sistemas econômicos mundiais e criminologia, além de literatura italiana e línguas estrangeiras. Como preparação, todos tiveram aulas de italiano em esquema intensivo, durante quatro semanas.
Em contrapartida prevista no acordo, um grupo de estudantes italianos selecionados pela escola em Milão deverá vir para um período de mobilidade na UFC, também em 2026.
OPORTUNIDADE E RESPONSABILIDADE – Na reunião, a vice-reitora da UFC, Diana Azevedo, parabenizou o grupo pela conquista, ressaltando o grande enriquecimento que a mobilidade acadêmica traz não somente para o currículo, mas para a vida de qualquer estudante. Ao mesmo tempo, destacou a responsabilidade que cada um terá nos próximos meses, enquanto representantes da UFC dentro de um acordo de mobilidade inédito. “Sintam-se privilegiados”, resumiu a gestora.
A ideia é que, ao retornarem, esses alunos possam contribuir para o fortalecimento do acordo, divulgando suas experiências, falando sobre os desafios do processo e incentivando colegas a participarem. “Queremos fazer parte dessa mudança e abrir caminhos para os próximos estudantes”, comentou Miguel Brandão, um dos selecionados presentes na reunião.
Na ocasião, também foram discutidas estratégias para maximizar o aproveitamento curricular das disciplinas e conteúdos cursados na Itália. Segundo o pró-reitor-adjunto da Prointer, Rodrigo Rego, é fundamental que todos os participantes já viajem com um plano de estudos aprovado e assinado pelas coordenações de seus cursos, estabelecendo quais disciplinas ministradas na instituição italiana serão aproveitadas na UFC.
Caso essa equivalência curricular não seja possível, toda a carga horária cumprida poderá contar como atividade complementar. “De qualquer forma, nada se perde”, assegurou o gestor.
Veja a lista dos alunos selecionados:
- Marden Gabriel Pinto da Fonseca
- Ian Borges da Silva Henrique
- Ana Clea Andrade Silva
- Diego Miranda Santos
- Alex Emanuel do Nascimento Lopes
- Artur de Oliveira Gomes
- Ana Clara de Albuquerque Vasconcelos
- Miguel Angelo Brandão Araujo
- Laisa Anne Nunes Lima
Fonte: Departamento de DIreito Público da Faculdade de Direito da UFC – e-mail: dpublico@ufc.br
Matéria, originalmente, publicada no sítio digital da UFC, em 03/10/2025, podendo ser acessada por aqui.