Livro sobre desafios éticos na ciência será lançado na próxima sexta-feira (13/09) na Esmec

11 de setembro de 2019

O professor da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará (UFC) e Diretor Pedagógico da Escola Superior da Magistratura do Estado do Ceará (Esmec), Dr. Flávio Gonçalves, lançará na próxima sexta-feira, dia de 13 de setembro, a obra “Desafios da Ética na Ciência: uma abordagem com fundamento no Princípio Responsabilidade de Hans Jonas”. O evento acontecerá às 17h30min, na sede da Esmec. O autor e a obra, com edições no Brasil (Curitiba) e em Portugal (Porto), serão apresentados pelo Coordenador Geral da Esmec, juiz Ângelo Bianco Vettorazzi.

Outro lançamento da obra, em evento que ocorrerá na UFC e celebrará os 40 anos de publicação da obra seminal de Hans Jonas, intitulada O Princípio Responsabilidade, está prevista para outubro de 2019 na Faculdade de Direito.

Publicada pela Editora Juruá, a obra do Prof. Flávio Gonçalves é o resultado das pesquisas desenvolvidas pelo autor durante seu mestrado em Filosofia. Em seu conteúdo, é abordada a ética da responsabilidade em face da crise ambiental, discutindo como o saber científico poderia posicionar-se eticamente diante dos desafios oriundos da civilização científico-tecnológica, os quais podem ou não representar um ameaça à natureza, a depender de sua orientação para a lógica da exploração e do lucro ou para a preservação da biosfera.

Para Jelson Oliveira, Doutor em Filosofia e Professor do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da PUCPR, que escreveu o Prefácio do livro, “a obra situa-se no horizonte das pesquisas levadas a cabo no Brasil por parte dos membros do Grupo de Trabalho Hans Jonas da Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia e representa uma contribuição importante não apenas no campo da ética filosófica, stricto sensu, mas também em áreas afins, como: Direito, Ciências Sociais e Políticas, Bioética e todas as atividades científicas que demandam uma reflexão sobre o uso de poderes disponíveis ao ser humano cuja base exige a responsabilidade”.

Flávio Gonçalves é servidor do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará e, atualmente, exerce o cargo de Diretor Pedagógico da Esmec, instituição da qual também é formador, atuando em cursos pós-graduação, de formação inicial e continuada de magistrados. Doutor em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Mestre em Filosofia pela Universidade Estadual do Ceará (Uece) e Mestre em Direito pela Universidade Federal do Ceará (UFC), com curso de aperfeiçoamento na Università Degli Studi di Pisa (UniPi/Itália), leciona na Universidade Federal do Ceará e integra, como pesquisador, o Grupo de Pesquisa “Hans Jonas” e lidera os Grupos de Pesquisa “Dimensões do Conhecimento do Poder Judiciário”, da Esmec e “Grupo Transdisciplinar de Estudos e Pesquisas Interinstitucionais (G-Teia)”, da UFC, todos eles credenciados no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Fonte: Professor Flávio Gonçalves