A FDUFC avança na Qualificação da Cultura de Avaliação no “Seminário ENADE 2015”

Data de publicação: 18 de setembro de 2015. Categoria: Notícias

A Faculdade de Direito da UFC, pelo seu Diretor, Professor Cândido Albuquerque, e pela sua Coordenação de Graduação, na pessoa do Professor William Paiva Marques Júnior, e a UFC, pela sua Coordenadoria de Planejamento e Avaliação de Ações Acadêmicas da Pró-Reitoria de Graduação UFC, na pessoa de sua Coordenadora, a Professora Maria do Socorro de Sousa Rodrigues, promovem, no Anfiteatro da Faculdade, a partir de 9h desta segunda-feira, 21 de setembro de 2015, o SEMINÁRIO ENADE 2015, que trará à luz importantes reflexões e instruções sobre o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), um dos mais apurados mecanismos nacionais de avaliação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), e componente curricular obrigatório aos cursos de graduação, a teor da Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004. O Seminário se destina a todo o corpo docente e discente, e sobretudo aos bacharelandos ingressantes e concluintes, e, almejando aprimorar a cultura de avaliação, faz parte do serviço permanente de melhoria da qualidade dos programas de graduaçao UFC, desenvolvendo a consciência cidadã de participação, pertencimento e responsabilidade acadêmica. O programa do Seminário se triparte em módulos de aproximadamente uma hora, iniciando com o diálogo da equipe da COPAV com estudantes e professores sobre o ENADE, a sua origem e valia estratégica, a sua tecnicalidade no aspecto da facção específica das sua avaliações e em como os avaliados desempenham um papel fundamental no atingimento do bom sucesso, tanto do sistema de avaliação em si, como no progresso da instituição federal de ensino que integram. Num segundo momento, o Professor André Jalles, um dos mais conceituados profissionais na área de avaliação, no Brasil, mostrará, com os números, onde o ENADE no Direito precisa evoluir, e quais os equívocos a serem evitados, inclusive demonstrando os problemas havidos no último ENADE. O terceiro módulo ratificará as diretrizes e esclarecerá as dúvidas. Todos os participantes poderão aproveitar as horas nas atividades complementares, após se identificarem na lista de presença que estará disponível no apoio.

Fonte: Faculdade de Direito (fone: 85 3366-7834)