Diretor Debate na Sessão de Abertura do Conselho da OAB-CE
Data da publicação: 27 de fevereiro de 2015 Categoria: NotíciasDiretor Professor Cândido Albuquerque debate sobre a situação do judiciário cearense na sessão de abertura do Conselho da OAB-CE
A primeira Sessão Ordinária do Conselho Seccional, realizada na tarde da última quinta-feira (26), promoveu um debate sobre a situação do judiciário cearense. Marcado por depoimentos acerca da crise na justiça e, também, por soluções para se evitar uma piora nesta área, o professor e ex-presidente da OAB-CE, Cândido Albuquerque, enfatizou que a busca por uma melhor prestação jurisdicional não é apenas para atender aos advogados, mas também para beneficiar à sociedade. Em seu discurso, Cândido Albuquerque ressaltou que é preciso reverter a situação em que o Ceará se encontra, por possuir uma das piores prestações jurisdicionais do Brasil. “Se não tivermos essa consciência de buscarmos uma melhoria, nenhuma categoria fará isso por nós. Precisamos dizer isso para o próprio bem a justiça. Sem o devido gerenciamento, não há como botar o judiciário para funcionar”, salientou.
Cândido Albuquerque ainda acrescentou, “A principal prerrogativa do advogado é advogar. Se ele não puder advogar, nenhuma outra prerrogativa tem qualquer importância. O sentimento que eu tenho é que a cada dia a situação está ficando cada vez mais difícil. É possível que uma repartição pública funcione sem um mínimo de disciplina?”, pontuou. Neste caso, Cândido Albuquerque fez um alerta sobre a necessidade de a prestação jurisdicional estar em dia com os advogados e a sociedade.
“É importante que nós tomemos uma atitude para defender a nossa categoria, principalmente dos novos advogados, para que possam exercer seu mister”, salientou Cândido Albuquerque.
De acordo com o presidente Valdetário Andrade Monteiro, o depoimento de Cândido Albuquerque reflete a constante busca da OAB-CE nas campanhas de valorização profissional e do direito de advogar. “É uníssono da nossa diretoria. Mas isso não é um caso pontual. Todo o Brasil está na mesma situação de prestação jurisdicional ruim. E a justiça do Ceará só piora”, afirma. Valdetário acrescentou que “é preciso pensar em uma solução. Temos que conseguir ir para o enfrentamento nessa questão para não termos uma situação pior nos próximos anos”.
Fonte: http://oabce.org.br/2015/02/sessao-do-conselho-debate-situacao-do-judiciario-cearense/