Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em:Português

JULGAMENTO SIMULADO DA CIENTIFICIDADE DA PSICANÁLISE E SEUS USOS JURÍDICOS

Data da publicação: 18 de setembro de 2024 Categoria: Notícias

No próximo dia 23 de setembro (segunda), às 9h, os alunos da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará (UFC) realizarão, sob a orientação do Prof. Flávio Gonçalves, fundador e coordenador do Núcleo Interdisciplinar em Direito e Dramaturgia (Nididra), o Julgamento Simulado da Psicanálise.

A referida atividade faz parte da segunda avaliação parcial da disciplina Filosofia Geral e Epistemologia Jurídica.

Ao longo do semestre, os alunos e as alunas tiveram oportunidade de ler as obras e textos de vários epistemólogos recomendados pelo professor, tendo sido constituídas equipes para patrocinar a acusação e defesa, além de estabelecidos prazos para apresentação da argumentação escrita, montando autos processuais simulados.

Os alunos foram incentivados a pesquisar outras fontes, além dos filósofos estudados, destacando-se o debate sobre a cientificidade ou pseudocientificidade da psicanálise, presente na obra “Que Bobagem! Pseudociências e outros absurdos que não merecem ser levados a sério”, de Natália Pasternak e Carlos Orsi, ambos do Instituto Questão de Ciência (IQC), bem como no livro-resposta em sentido contrário, “Ciência Pouca é Bobagem: por que a psicanálise não é pseudociência“, de Christian Dunker, do Laboratório de Teoria Social, Filosofia e Psicanálise (LATESFIP-USP),

Os debates orais entre acusação e defesa serão realizados no próximo dia 23/09 e, momentos antes do julgamento, serão sorteados(as) jurados(as) que atuarão como juízes de fato, proferindo o veredito. Apenas aqueles que chegarem 10 minutos mais cedo poderão se inscrever como jurados(as).

Em discussão, estarão as seguintes questões: 1) a psicanálise tem fundamento científico? 2) a psicanálise pode ser utilizada como técnica auxiliar do Direito para o deslinde de questões jurídicas?

Para discuti-las, será necessário revisitar as concepções de ciência, tanto positivistas quanto antipositivistas e suas respectivas teorias de bases epistemológicas, estudadas na disciplina ao longo do semestre 2024.1.

A atividade será presencial, gratuita e aberta ao público, independentemente, de inscrição prévia. O projeto de extensão Nididra, da Fadir/UFC, oferecerá declaração ou certificado de participação, com carga horária válida como atividade complementar para ouvintes, jurados, oradores e demais participantes que assinarem a lista de presenças.

Mais informações: https://nididra.blogspot.com/2024/09/julgamento-simulado-da-cientificidade.html