Julgamento Simulado Discutirá Direito à Terra do Povo Indígena Quixará Tapuia
Data da publicação: 23 de junho de 2025 Categoria: NotíciasNa próxima quinta-feira (26/junho), às 9h , o Anfiteatro Professor Willis Santiago Guerra, da Faculdade de Direito, da Universidade Federal do Ceará (UFC), será palco de julgamento simulado sobre o marco temporal e o direito à terra do povo Quixará Tapuia.

Foto: Lohana Chaves_Funai
A atividade acadêmica seguirá a sistemática utilizada pelo tribunal do júri, com os debatedores – discentes matriculados na disciplina Filosofia Geral e Epistemologia Jurídica – sustentando posicionamentos opostos. Ao final, uma equipe de jurados sorteados para o caso decidirá quais as teses serão acatadas.
A iniciativa é parte da avaliação da disciplina Filosofia Geral e Epistemologia Jurídica, idealizada com o escopo de levar os discentes ao desenvolvimento de habilidades argumentativas e retóricas próprias da atuação como profissionais do Direito.
Além da elementar discussão jurídica, os alunos estão orientados a abordar o caso também sob outros prismas, notadamente, o epistemológico, antropológico, sociológico, econômico e ético, que envolvem a matéria, contemplando, especialmente, temas das disciplinas do semestre inicial do curso (epistemologias decoloniais, epistemicídio, saberes tradicionais, desenvolvimento econômico, sustentabilidade ambiental, ética da responsabilidade etc)
O evento é gratuito e aberto ao público, podendo dele participar qualquer interessado(a), independente de inscrição prévia. Importa esclarecer, contudo, que aqueles (as) que desejarem receber declaração ou certificado válidos como parte da carga horária de atividades complementares deverão inscrever-se previamente, pelo link: https://link.tjce.jus.br/0213b3
Local do Evento
O evento será realizado no Anfiteatro desta Faculdade de Direito, situada na Rua Meton de Alencar, s/n, Centro, Fortaleza/CE, com entrada pela Rua General Sampaio (https://maps.app.goo.gl/CUVRFBJnqq6ja2rN9).