Júri-debate sobre uso da constelação familiar no Poder Judiciário acontece no próximo 23
Data da publicação: 20 de novembro de 2023 Categoria: NotíciasNa próxima quinta (23/11), às 9h, no Anfiteatro da Faculdade de Direito, será realizado o júri-debate que discutirá o uso da constelação familiar no Poder Judiciário.
Durante o evento, serão discutidos questões que envolvem o assunto, como a cientificidade ou não da constelação familiar, o uso pelo judiciário e seus efeitos positivos ou negativos.
A atividade, promovida com o apoio do projeto Sociedade de Debates (SdD), é aberta ao público. Os interessados em participar poderão se inscrever por meio do LINK. É possível se inscrever como ouvinte ou jurado.
Constelação familiar
É uma prática sistêmica e terapêutica desenvolvida por Bert Helinger, que procura dar conta de questões mal resolvidas e mágoas acumuladas entre parentes, mesmo envolvendo aqueles que já partiram há tempos. Esses problemas podem gerar dor, sofrimento e ruídos nos relacionamentos que atravessam gerações. Para romper esse ciclo penoso, muitos defendem que a técnica da Constelação Familiar Sistêmica pode ser um recurso benéfico, rápido e eficiente, enquanto outros criticam a sua utilização pelo Poder Judiciário, por tratar-se de uma prática pseudocientífica e gerar casos de revitimização, criticando a própria compreensão dela como machista e patriarcal.