Júri simulado sobre o Caso Farah Jorge Farah: O Médico que Virou Monstro

Data de publicação: 28 de junho de 2023. Categoria: Sem categoria

Na próxima segunda-feira (03/07), às 8h, no Anfiteatro desta Escola (Rua Meton de Alencar, s/n, Centro), alunos desta Faculdade e do curso de Odontologia, desta Univervsidade, das disciplinas Filosofia Geral e Epistemologia Jurídica e Anatomia, respectivamente, ministradas pelos professores Flávio Gonçalves e Emmanuel Prata, realizarão júri simulado sobre o Caso Farah Jorge Farah, baseado na obra O Médico que Virou Monstro, da jornalista Patrícia Hargreaves.

O livro relata um crime real, que chocou o Brasil e conta a história do amor proibido entre o cirurgião plástico Farah Jorge Farah e sua paciente Maria do Carmo Alves (ele solteiro e ela casada), que terminou em tragédia.

Segundo revelações contidas na referida obra, o médico, em seu consultório, assassinou  e, em seguida, esquartejou o corpo da amante. Há relato, ainda, de que, passados 14 anos do crime, no dia em que seria preso, teria se suicidado, usando trajes femininos, ao som de música clássica, tornando-se, assim, um dos casos policiais de maior repercussão em São Paulo, desvendado através de um minucioso trabalho de investigação, que lançou mão de técnicas até então inéditas no Brasil, como o Luminol, usado pela primeira vez para desvendar um crime.

O caso analisado permitirá ampla discussão de aspectos éticos, científicos, epistemológicos e médico-legais, para além da abordagem jurídica que envolve o caso.

O julgamento simulado tem orientação dos referidos professores e permite o desenvolvimento da capacidade de argumentação e do raciocínio jurídico dos discentes, além de habilidade para elaborar e analisar fatos, provas e laudos periciais, em diálogo com os conteúdos das duas disciplinas vistas ao longo do semestre. O debate é aberto à participação de toda a comunidade acadêmica da UFC e também de outras instituições.

O evento é gratuito e não há necessidade de inscrição prévia.

Os participantes poderão aproveitar a carga horária como horas de atividade complementar e aqueles que chegarem com antecedência ao local poderão ser sorteados para atuar como jurados.