Solenidade na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará celebra os 20 anos de criação do projeto Sonu

Data de publicação: 3 de julho de 2024. Categoria: Notícias

Na tarde da segunda-feira, dia 01/07/2024, sessão solene realizada na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, atendendo à solicitação da deputada Jô Farias (PT) e do deputado Missias Dias (PT), celebrou os 20 anos de criação do projeto Sonu (Simulação da Organização das Nações Unidas), atualmente, coordenado pelo Prof. Dr. William Paiva Marques Júnior.

Em suas origens, a Sonu foi erigida como etapa de avaliação da disciplina de Direito Internacional Público, inaugurando no cenário acadêmico cearense experiência vanguardista, porquanto recriava, como bem frisou o Prof. William Marques, em discurso proferido na ALECE,  o ambiente da maior organização mundial, a ONU, simulando a Comissão de Direitos Humanos:

“Nessa ambiência internacional transformadora, humanista e inclusiva, vivencia-se uma data histórica e simbólica. Em dezembro de 2004, surgiu a Simulação da Organização das Nações Unidas (SONU), o primeiro modelo a simular organismos internacionais no Estado do Ceará, oportunidade na qual alunos da disciplina de Direito Internacional Público da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará decidiram recriar o ambiente da maior organização mundial, a ONU, simulando a Comissão de Direitos Humanos. É uma conquista na consolidação do Direito Internacional no Ceará e, também, no Brasil.”

Destaque-se, ainda, que, em seus 20 anos de história, a Sonu auxiliou milhares de estudantes cearenses em suas jornadas acadêmicas, fomentando uma melhor compreensão sobre organismos internacionais e seus valores de colaboração e solidariedade.

O diretor da Faculdade de Direito, Gustavo Cabral, que é um dos egressos da Sonu, tendo participado de suas primeiras edições, também enfatizou que são os alunos que tocam o projeto: “Os professores participam, mas são os estudantes que fazem o projeto se manter, ao trazer seriedade e qualidade aos debates em momentos que acrescentam muito às suas formações”, elogiou.

Gustavo Cabral também frisou que a experiência proporciona um “enriquecimento ímpar, por tratar-se de uma iniciativa que vivencia o Direito de outros países ao dialogar com estudantes de outras universidades e até de outras cidades”.

Durante a homenagem, 11 membros da Sonu, entre graduandos, orientadores, secretários e outros, foram homenageados com certificações.

Fonte: Site da ALECE (clique aqui para acessar a matéria)