Semana de Direito leva ministros à UFC para debater Constituição

Data de publicação: 6 de maio de 2015. Categoria: Notícias

A 10ª edição da Semana do Direito da Universidade Federal do Ceará (UFC) debate sobre a Constituição e os dilemas da efetivação dos direitos fundamentais. O evento ocorre de 11 a 15 de maio, no Centro Acadêmico Clóvis Beviláqua, com a presença de nomes do meio jurídico nacional e internacional. A programação contará com cursos, palestras e concurso de artigos.

A abertura da Semana do Direito ocorre a partir das 8h do dia 11 de maio, no auditório da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará (FD/UFC), com a cerimônia de entrega do título de Doutor Honoris Causa ao Professor Doutor Eugenio Raul Zaffaroni, Ministro da Suprema Corte Argentina e um dos maiores teóricos criminalistas da atualidade.

Durante o evento devem ser debatidos temas como a ”Moderna Concepção de Família”, o ”Novo Código de Processo Civil”, aprovado recentemente, o ”Ativismo Judicial”, entre outros. A programação do será composta por cursos, palestras, e um Concurso de Artigos, cujo tema será o mesmo do evento, com apresentações marcadas para o dia 15 de maio, a partir das 14h. Edital do concurso e informações na página do evento no Facebook e no site.

O valor cobrado para as 200 primeiras inscrições será de R$ 50,00 para estudantes da UFC; R$ 60,00 para estudantes de outras instituições de ensino e R$ 100,00 demais inscritos, inclusive profissionais. Nas últimas inscrições, os valores sobem para R$ 60,00, R$ 70,00 e R$ 120,00, respectivamente.

Principais palestrantes
O evento reunirá nomes de relevância em suas áreas, tais como Eugenio Raul Zaffaroni, Ministro da Suprema Corte Argentina, principal penalista das Américas. O professor argentino fará a palestra de abertura logo após receber o título de Doutor Honoris Causa da Universidade Federal do Ceará.

Entre os principais nomes presentes na Semana do Direito estão Cármen Lúcia Rocha, Ministra do Supremo Tribunal Federal do Brasil, e Fredie Didier Júnior, membro da comissão responsável pela elaboração do Novo Código de Processo Civil, recentemente aprovado.

Fonte:
X Semana do Direito da UFC
Centro Acadêmico Clóvis Beviláqua da Faculdade de Direito da UFC (Rua Meton de Alencar, S/N, Centro) ou pelo site .