CICLO DE ESTUDOS E PESQUISAS DA OBRA DE PAULO BONAVIDES

Data de publicação: 11 de maio de 2022. Categoria: Notícias

No próximo dia 13 de maio de 2022, às 19h, o Grupo Transdisciplinar de Estudos e Pesquisas Interinstitucionais (GTeia), da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará (UFC), iniciará o seu novo ciclo de estudos e pesquisas, desta feita explorando capítulos e temas da obra do saudoso Prof. Paulo Bonavides. O ciclo de estudos e pesquisas contará com a orientação dos professores Flávio Gonçalves (UFC) e Jackson Nobre (UFC).

Em ciclos de estudos anteriores, já foram explorados textos e obras de autores como Gaston Bachelard, Karl Marx, Karl Popper e Herrera Flores. Recentemente, o grupo preparou e lançou videodocumentário sobre a vida e a obra do filósofo Miroslav Milovic, da Universidade de Brasília e publicou o Dossiê “O Direito como Potência”, com artigos e depoimentos em homenagem ao pensador sérvio-brasileiro que lecionou na Universidade de Brasília (UnB).

O grupo GTeia, fundado em 2010, é liderado pelos professores Dr. Flávio Gonçalves (UFC) e Dr. Igor Paim (IFCE). Conta com a participação de vários estudantes, professores e pesquisadores, inclusive de outras instituições. Os encontros do ciclo de estudos e pesquisas ocorrerão quinzenalmente, às sextas-feiras, sempre iniciando às 19h, de forma remota ou híbrida, via link do Google Meet e serão abertos ao público interessado, independente de inscrição prévia. Poderão participar como ouvintes alunos de graduação e pós-graduação, professores e pesquisadores da UFC e de outras instituições de ensino superior, de qualquer curso superior e não apenas dos cursos jurídicos. Para participar, basta solicitar o acesso no link permanente de acesso às reuniões ordinárias: meet.google.com/tqr-ndgc-ege

Os membros efetivos do grupo de pesquisa GTeia, fundado em 2010 e cadastrado no CNPq, atuarão como expositores ou debatedores e o ciclo poderá contar com a participação de convidados especiais, por indicação/sugestão dos professores orientadores e pesquisadores, doutores e mestres que integram o grupo como co-orientadores de suas atividades.

O ciclo de estudos e pesquisas culminará com a realização do III Seminário Internacional de Pesquisas Transdisciplinares, previsto para ocorrer ainda este ano (8 a 10 de dezembro de 2022) no qual poderão ser apresentados trabalhos originais (resumos) dos integrantes do GTeia e de outros grupos de pesquisa. Os trabalhos submetidos, avaliados, selecionados e apresentados no evento poderão ser aperfeiçoados e enviados para publicação como artigo ou capítulo de livro até o dia 10 de janeiro de 2023.

Várias exposições e debates já estão programados para o Ciclo de Estudos e Pesquisas da Obra de Paulo Bonavides, o qual pretende explorar desde as primeiras até as últimas obras deste grande cientista político e constitucionalista. Serão reuniões nas quais teremos como aprofundar os estudos sobre as obras do saudoso professor Paulo Bonavides e discutir criticamente as temáticas por ele apresentadas, contextualizando-as ante as circunstâncias políticas, sociais e jurídicas atuais.

Aqueles que tiverem participação efetiva em todos os encontros farão jus a declaração de participação emitida pela Universidade Federal do Ceará (UFC).

Para mais informações, acessar www.gteia.ufc.br