Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em: Português

Universidade Federal do Ceará
Faculdade de Direito

Área do conteúdo

Documentário ‘O Começo da Vida’ é exibido em Fortaleza neste sábado

Data de publicação: 5 de agosto de 2016. Categoria: Notícias

Qual a importância da mãe nos primeiros anos de vida da criança? Uma cineasta brasileira  percorreu vários países em busca de respostas. O resultado está em “O Começo da Vida”, da diretora Estela Renner, que mostra a importância dos primeiros anos na formação de futuros cidadãos. O filme terá exibição especial neste sábado (6), resultado de uma parceria entre o Ministério Público do Ceará (MPCE) e o projeto Prioridade Absoluta, do Instituto Alana.

A exibição, marcada para às 10h30, no Shopping RioMar, em Fortaleza, será seguida de uma palestra do pediatra Álvaro Leite, professor titular da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará.

“A atuação do Poder Judiciário é essencial para a garantia da regra da prioridade absoluta prevista no artigo 227 da Constituição Federal, que coloca as crianças em primeiro lugar nos planos e preocupações da nação”, explica Isabella Henriques, do Instituto Alana.

Na mesma ocasião será feito o lançamento do Projeto Sensibilizarte, uma iniciativa da Promotoria de Infância do MPCE que tem o objetivo de fomentar a causa da infância e juventude por meio de debates sobre o tema aliados à arte.

Documentário
A obra mostra como os cuidados e as relações no período compreendido da gestação aos seis anos de idade são fundamentais para o desenvolvimento do indivíduo e têm impacto em todos os anos posteriores. “Não vamos mais nos referir ao bebê como um objeto só de cuidados, de fraldas. Ele já é uma pessoa, que transforma e é transformado. É uma troca. Ao cuidar dele, estamos cuidando do mundo”, afirma a diretora Estela Renner.

O documentário é fundamentado em um princípio de que a ciência reforça em estudos recentes: os primeiros anos na vida de uma pessoa são fundamentais para seu desenvolvimento. Bebês não são uma tábula rasa, cujo comportamento é determinado apenas pela carga genética. Aqueles que são respeitados, educados com afeto e estimulados a fazer descobertas levam os resultados dessas experiências para sua vida adulta.

Estela Renner entrevistou especialistas e famílias do Brasil, Canadá, Índia, China, Quênia, Itália, Argentina, Estados Unidos e França e descobriu que todos os pais e mães, de realidades diferentes, têm um desejo em comum: a plenitude de suas crianças. “A cena que mais me emociona é perceber que a Simone, mãe de 12 filhos, com passado de violência doméstica, e a Gisele Bündchen (modelo, entrevistada no filme) querem a mesma coisa: que possam escutar os filhos e que eles sempre saibam que elas estão os enxergando”.

“O Começo da Vida” é uma produção da Maria Farinha Filmes, apresentado pelas instituições Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, especialista em Primeira Infância; Fundação Bernard Van Leer, que busca levar oportunidades a crianças carentes; Instituto Alana que tem como missão “honrar a criança” e Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).

Fonte: http://g1.globo.com/ceara/noticia/2016/08/documentario-o-comeco-da-vida-e-exibido-em-fortaleza-neste-sabado.html

Acessar Ir para o topo