Franz Kafka e Raquel de Queiroz serão pauta em evento literário na Esmec

Data de publicação: 20 de maio de 2019. Categoria: Notícias

A literatura é um instrumento fundamental para o desenvolvimento da cidadania e do pensamento crítico. Em razão disso, a Escola Superior da Magistratura do Estado do Ceará (Esmec) realizará no dia 31 de maio de 2019 (sexta-feira) o evento literário “Literatura em movimento: a arte e a cultura na escrita”, no auditório da escola.

O debate sobre a temática “O sistema penal à luz das obras de Franz Kafka” ficará a encargo do Professor do Centro Universitário UniFanor e Promotor de Justiça do Ministério Público do Estado do Ceará, Marcus Vinícius Amorim de Oliveira, e sobre a temática “O Quinze: o trágico destino de um povo assolado pela seca” a Diretora de Cultura da Academia Cearense de Letras e Presidente da Academia de Letras e Artes do Nordeste, Maria de Lourdes Dias Leite Barbosa.

Interessados em participar do evento deverão se inscrever através do formulário eletrônico disponível no link. O evento é gratuito e aberto ao público.

O objetivo do evento é estimular e fortalecer debates acerca do universo da leitura, estabelecendo paralelos entre ficção e realidade, dando destaque a aspectos político-socioculturais necessários à atuação cidadã.

Sobre os palestrantes:

Marcus Vinícius Amorim de Oliveira

Graduado em Direito pela Universidade Federal do Ceará (1997). Mestre em Direito pela Universidade Federal do Ceará (2000). Doutorando em Ciências Jurídico-Criminais pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra-Portugal (2012). Atualmente é Promotor de Justiça do Ministério Público Estadual, membro do Conselho Editorial da Revista Ministério Público & Sociedade (1806-3853) e Professor convidado da Escola Superior do Ministério Público do Estado do Ceará e Professor da FANOR. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Processual Penal, atuando principalmente nos seguintes temas: investigação criminal; tribunal do júri; criminologia; direitos humanos; direitos fundamentais; sistema de justiça criminal.

Maria de Lourdes Dias Leite Barbosa

Graduada em Letras pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), à qual é vinculada como professora-adjunta, Mestra em Literatura Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Diretora de Cultura da Academia Cearense de Letras e Presidente da Academia de Letras e Artes do Nordeste, integrante da Academia Ipuense de Letras, Ciências e Artes, da Associação Brasileira de Bibliófilos e da Sociedade Amigas do Livro. Possui diversas publicações como: Protagonistas de Rachel de Queiroz: caminhos e descaminhos (1999), A Arte de Engolir Palavras (2001) e Pela Moldura na Janela (2011).

Programação:

14h às 15h: O sistema penal à luz das obras de Franz Kafka

Palestrante: Marcus Vinícius Amorim de Oliveira (Professor do Centro Universitário UniFanor e Promotor de Justiça do Ministério Público do Estado do Ceará)

15h às 16h: “O Quinze”: o trágico destino de um povo assolado pela seca

Palestrante: Maria de Lourdes Dias Leite Barbosa (Integrante da Academia Cearense de Letras, Academia de Letras e Artes do Nordeste, Academia Ipuense de Letras e Sociedade Amigas do Livro)

16h às 17h: Espaço para perguntas e debates

Serviço:

“Literatura em movimento: a arte e a cultura na escrita”

Data: 31 de maio

Local: Escola Superior da Magistratura do Ceará

Inscrições através do link.

Fonte: Prof. Flávio José Moreira Gonçalves – Docente do Departamento de Direito Processual (Fone: 85 3366 7836)