Grupo de Pesquisa GTEIA seleciona estudantes e pesquisadores para pesquisas transdisciplinares

Data de publicação: 12 de junho de 2020. Categoria: Notícias

O Grupo Transdisciplinar de Estudos e Pesquisas Interinstitucionais (GTeia) está selecionando novos integrantes para participar de suas reuniões de estudo e atividades de pesquisa científica. As inscrições de interessados, inteiramente gratuitas, ocorrerão exclusivamente por meio eletrônico, no período de 9 a 30 de junho de 2020, ocorrendo todo o processo de seleção por meio virtual, inclusive a entrevista, podendo inscrever-se estudantes, professores e pesquisadores de quaisquer instituições de ensino superior e a novidade deste ano é a possibilidade de inscrição mesmo de estudantes de ensino médio, desde que comprovem estar regularmente matriculados em estabelecimento de ensino credenciado e ter notas acima de 8,0 (oito).

GTeia é cadastrado no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e certificado pela Universidade Federal do Ceará (UFC), desenvolvendo suas pesquisas em duas linhas de investigação: Linha 1 (Metodologia da Educação Jurídica, Avaliação e Desenvolvimento) e Linha 2 (Problemas do Judiciário e das Instituições do Sistema de Justiça), para as quais estão sendo ofertadas 12 (doze) vagas, sendo 6 (seis) em cada uma das linhas, 2 (duas) das quais para alunos do ensino médio e as demais (10-dez) para estudantes de nível superior (graduandos ou alunos de especialização, mestrandos e doutorandos).

Além das vagas para estudantes de ensino médio e superior e fora da ampla concorrência, o Grupo está selecionando 2 (dois) colaboradores voluntários no exterior, estudantes de pós-graduação (mestrado ou doutorado) ou professores pesquisadores vinculados a instituição de ensino superior.

Os critérios de seleção envolvem a análise do currículo acadêmico, apresentação de projeto de pesquisa alinhado a uma das linhas de investigação do Grupo, elaboração e envio de carta de motivação para o e-mail gteia2010@gmail.com, além de entrevista com os docentes pesquisadores que lideram o grupo, o Prof. Dr. Flávio Gonçalves (UFC) e o Prof. Dr. Igor Paim (IFCE).

Para participar da seleção, o(a) interessado(a) deverá seguir as seguintes etapas: 1) cadastrar seu currículo acadêmico na Plataforma Lattes, do CNPq (www.cnpq.br); 2) apresentar o desenho simplificado do projeto de pesquisa, no modelo Canvas, disponibilizado no blog do grupo (www.gteia.ufc.br); 3) enviar carta de motivação para participar do grupo, expressando claramente as razões que o levaram a se interessar em participar das atividades do G-Teia e como poderia, objetivamente, contribuir para o desenvolvimento do G-Teia, conforme modelo disponibilizado no blog do grupo. A carta deverá ter, no máximo, uma página e ser enviada em arquivo no formato .pdf para o e-mail gteia2010@gmail.com pelo qual se solicita a inscrição, devendo estar acompanhada de histórico acadêmico ou escolar do interessado; 4) Preparar-se para entrevista com os líderes do grupo de pesquisa, informando-se mais sobre as atividades já realizadas pelo GTeia, as pesquisas nele desenvolvidas e lendo as obras ou textos indicados na Bibliografia.

PERÍODO DE INSCRIÇÕES: 9 a 30 de junho de 2020

MODELO CANVAS DE PROJETO DE PESQUISA: em formato (.pdf) e editável.

PERÍODO DE ANÁLISE DOS DOCUMENTOS: 01 a 17 de julho de 2020

DIVULGAÇÃO DOS SELECIONADOS: 24 de julho de 2020

ENTREVISTAS: 31 de julho de 2020

Todo o calendário, com as demais etapas do processo de seleção, será divulgado e atualizado neste blog do Grupo, sendo necessário aos candidatos ficarem atentos e acompanhando as datas, as quais poderão sofrer alterações por motivo de força maior.

As reuniões do grupo serão quinzenais e ocorrerão por meios virtuais, sempre de modo quinzenal, às sextas-feiras (de 18h30min às 20h30min) usando a plataforma Google Meet, podendo participar estudantes, professores e pesquisadores de qualquer região do Brasil e mesmo de outros países. As atividades presenciais, das quais participarão apenas os que morarem na cidade de Fortaleza ou nela se encontrarem, que envolvem aulas reuniões de estudo, planeamento e pesquisas de campo, serão retomadas após as medidas de isolamento decorrentes da pandemia de coronavírus.

REFERÊNCIAS RECOMENDADAS PARA A SELEÇÃO:

BOOTH, Wayne, COLOMB, Gregory e WILLIAMS, Joseph. A Arte da Pesquisa. São Paulo: Martins Fontes, 2000.

FEYERABEND, Paul. A Ciência em uma sociedade livre. Trad. Vera Joscelyne. São Paulo: Editora Unesp., 2011.

GONÇALVES, Flávio. Desafios da Ética na Ciência: uma abordagem com fundamento no princípio responsabilidade de Hans Jonas. Juruá: Porto/Portugal – Curitiba/Brasil, 2019.

JONAS, Hans. O Princípio Responsabilidade: ensaio de uma ética para a civilização tecnológica. Trad. Marijane Lisboa e Luiz Barros Montez, Rio de Janeiro: Contraponto-PUC-Rio, 2006.

MARQUES NETO, Agostinho Ramalho. A Ciência do Direito: conceito, objeto e método. 2ª ed. Rio de Janeiro: Renovar: 2001.

MOITA. Edvaldo. Dos problemas da falta de vigência social: uma análise a partir da teoria dos sistemas. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal do Ceará (UFC), 2014. Disponível em http://www.repositorio.ufc.br/bitstream/riufc/12838/1/2014_dis_eapmoita.pdf

PAIM, I. M. . As Concepções de Educação Ambiental subjacentes aos discursos docentes e discentes: do arcabouço jurídico ao cotidiano. 1. ed. Recife: Imprima, 2016.