Inscrições à “SONU 2016” abertas neste domingo (21)

Data de publicação: 19 de agosto de 2016. Categoria: Notícias

As inscrições para a edição de 2016 do programa de extensão Simulação da Organização das Nações Unidas (SONU) serão abertas no próximo domingo (21), às 22h, no site www.sonu.ufc.br. O evento, destinado a estudantes de ensino médio e superior matriculados em qualquer instituição de ensino, acontecerá de 21 a 25 de setembro, na Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará e na Universidade de Fortaleza (Unifor). A SONU é vinculada à Faculdade de Direito da UFC, em parceria com a Unifor. O programa procura recriar todo o ambiente de organismos internacionais, principalmente daqueles ligados ao sistema da Organização das Nações Unidas (ONU). Para tornar a experiência ainda mais realista, também são simuladas agências de notícias internacionais, que realizam toda a cobertura jornalística do evento. Ou seja, os participantes integram a SONU como delegados, representando o posicionamento de determinado país diante de um tema atual, ou como assessores de imprensa e repórteres. Nesta edição, os estudantes de ensino médio participarão dos comitês Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) e Conselho de Segurança da ONU (CSNU). Já os estudantes de ensino superior simularão os comitês Tribunal Penal Internacional (TPI), Fórum de Governança da Internet (FGI), Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR), União Internacional de Telecomunicações (UIT), President George W. Bush’s Cabinet – 2001, reproduzido integralmente em inglês, e Comitê de Imprensa Internacional (CII), destinado a estudantes de jornalismo. Vinte e cinco por cento das vagas de cada comitê são destinadas a estudantes que cursaram todo o ensino médio em escola pública, com isenção de 50% do valor.

Fontes: Secretariado de Comunicação da SONU – fones: 85 98183 9443, Gabriela Vieira;  85 99935 6915, Isaac de Oliveira;  85 99639 2449, Rebeca Soares.