Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em: Português

Universidade Federal do Ceará
Faculdade de Direito

Área do conteúdo

Nota de pesar

Data de publicação: 2 de setembro de 2021. Categoria: Notícias

A Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará lamenta profundamente o falecimento do Prof. José Manoel de Arruda Alvim Netto. O Prof. Alvim foi um dos processualistas mais atuantes e de maior influência na vida jurídica brasileira dos últimos 50 anos. Como autor, produziu obras fundamentais relativas aos três últimos Códigos de Processo Civil: o de 1939, o de 1973 e o de 2015. Como professor, edificou e liderou a Escola Processual da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Em ambas as funções, deixou sua marca indelével em gerações e gerações de professores e operadores do direito, influenciando diretamente doutrina e jurisprudência. Não obstante sua ininterrupta produção acadêmica na área do processo civil, o Prof. Alvim também produziu escritos, com igual competência, nos mais diversos ramos do direito, em particular no Direito Civil, disciplina que lecionava regularmente na Pós-graduação da PUC. Foi advogado, Desembargador e depois novamente advogado e consultor.
O Prof. Arruda Alvim participou de vários Congressos e Seminários organizados por esta Faculdade de Direito, em especial aqueles promovidos em parceria com.a Fundação Paulo Bonavides, quando dirigida pelo também falecido professor desta Casa, Professor Willis Santiago Guerra, com quem o Prof. Alvim manteve laços de amizade desde meados da década de 70.
Prof. Alvim, além da sua indiscutível erudição e competência, tinha como marca pessoal a sua profunda e incondicional gentileza no trato com alunos e colegas.
Além de netos e uma bisneta, o Prof. Alvim deixa a Professora Thereza Alvim, esposa, a Professora Teresa Arruda Alvim e o Professor Eduardo Arruda Alvim, filhos, a quem a Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará deseja expressar o seu mais profundo pesar.
O Diretor da Faculdade de Direito decretou luto oficial por 3 dias, sem prejuízo das atividades acadêmicas.

Acessar Ir para o topo