Palestra gratuita sobre Nietzsche, vontade de poder e pós-verdade

Data de publicação: 4 de junho de 2020. Categoria: Notícias

O Grupo Transdisciplinar de Estudos e Pesquisas Interinstitucionais (G-Teia), da Faculdade de Direito, coordenado pelo Prof. Dr. Flávio Gonçalves (UFC) e pelo Prof. Dr. Igor Paim (IFCE), retomará suas atividades abertas ao público no próximo sábado (06/06), às 8h, com a palestra “Fabricação da Verdade e Vontade de Poder em Nietzsche: diálogos em tempos de pós-verdade”, a ser proferida pelo Prof. Dr, Jelson Oliveira, do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR).

Os interessados em participar do evento, gratuito, poderão acessar a página do grupo de pesquisa GTeia (www.gteia.ufc.br) e clicar no link do Google Meet que transmitirá a palestra, não sendo necessária nenhuma inscrição prévia. Até a véspera do evento, o link será informado e divulgado na página do próprio grupo de pesquisa. Como há limitação do número de participantes no aplicativo, recomenda-se aos interessados que procurem ingressar 30 minutos antes da hora agendada para o evento.

Jelson Roberto de Oliveira é o atual coordenador do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal do Paraná (1999), especialização em Sociologia Política e mestrado em História da Filosofia Moderna e Contemporânea pela mesma Universidade (2004) e doutorado em Filosofia pela Universidade Federal de São Carlos, com pesquisa sobre a Amizade em Nietzsche. Realizou estágio pós-doutoral na Universidade de Exeter (Reino Unido), com bolsa CAPES (2016). Foi professor do Mestrado em Direitos Humanos da PUCPR (2013-2016), coordenador do Curso de Licenciatura em Filosofia (2009-2011) e do Programa de Pós-graduação – mestrado e doutorado (2012-2013) da PUCPR, onde foi também Diretor de Graduação (2014-2015). É membro do Grupo de Pesquisa Hans Jonas do CNPq, é membro e ex-coordenador do GT Hans Jonas; membro do GT de Filosofia da tecnologia e da técnica e do GT Genealogia e crítica da ANPOF (Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia). Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Ética e História da Filosofia Contemporânea, Fenomenologia da vida, Filosofia da Técnica e da Tecnologia e Ética Ambiental, atuando principalmente em torno de autores como Nietzsche, Schopenhauer e Hans Jonas. Atualmente é bolsista produtividade da Fundação Araucária.