Professor Mantovanni Colares Conferencia no IBET

Data de publicação: 24 de novembro de 2016. Categoria: Notícias

O Professor Paulo de Barros Carvalho, professor emérito da USP e da PUC-SP, um dos maiores juristas brasileiros, e presidente do Instituto Brasileiro de Estudos Tributários – IBET, mantém um grupo de estudos em São Paulo há quase trinta anos, no qual semanalmente são debatidos grandes temas do Direito. Na última terça-feira, dia 22 de novembro, o Professor Mantovanni Colares, da UFC, ministrou a palestra com o tema “Os precedentes judiciais sob a óptica da Teoria da Enunciação Aforizante de Dominique Maingueneau”, utilizando como eixo as ideias do prestigiado Professor de linguística da Universidade de Paris IV – Sorbone, com suas avançadas teses no campo da análise do discurso. Por duas horas, o Professor Mantovanni Colares desenvolveu seu raciocínio realizando conexões entre as premissas aforizantes da linguagem de Maingueneau e o complexo regime dos precedentes estruturado pelo Código e Processo Civil de 2015. A audiência contou com professores do IBET, alunos, advogados e o próprio Prof. Paulo de Barros Carvalho, que ressaltou ao final a importância da exposição, parabenizando o professor cearense por sua ousadia e visão inédita sobre o tema, conclamando-o a produzir um livro com esse enfoque.

Fonte: Faculdade de Direito (fone: 85 3366-7834)