Português

Seminário Internacional: Democracia, Liberdade e Cidadania em África

9 de abril de 2015

seminario

O Programa de Pós-graduação em Direito da UFC  dando continuidade ao projeto Diálogo de Saberes Inter-Continental, inaugurado no Congresso Internacional Sul Sul, realizado em maio de 2014, mais uma vez em parceria com a UNILAB (Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira) retoma o tema Democracia, Liberdade e Cidadania em África, promove nesta quinta-feira, nove de abril, o Seminário Internacional “Democracia, Liberdade e Democracia em África”, organizado por Suas Excelências a Professora Doutora Germana de Oliveira Moraes, e a Professora Doutora Raquel Coelho Freitas, da Faculdade de Direito da UFC, e o Professor Doutor Bas´Ilele Malomalo da IHL/UNILAB.

Os debates têm lugar no Anfiteatro Professor Willis Santiago Guerra, da Faculdade de Direito da UFC, tratando os expositores sobre os processos de construção da independência e de aprimoramento de democracia em países africanos, como Senegal, Mali, Guiné Bissau,  Moçambique e Congo. Com todos os espaços ocupados, o auditório registra a presença de docentes e discentes da UFC e da UNILAB. Pela primeira vez em sua história, a Faculdade de Direito recebeu um líder adepto da tradição muçulmana, Sua Excelência Reverendíssima o Sheik Dadiarra Modibo, que na sequência da programação, lançará, na sexta, dia dez, na Livraria Lua Nova, no Benfica, o livro “Menosprezo Ocidental e Lágrimas de Sangue. Contos e Contas da Escravidão”. Durante a tarde, os debates continuam em mesa redonda, mediada pelo Professor congolês Basilele Malomalo,  composta por alunos e alunas da Unilab, com temas relacionados a “Diáspora Africana: Desafios e Possibilidades de Atuação em Defesa de Direitos Humanos.” A programação matinal se iniciou às 9h no Anfiteatro Professor Willis Santiago Guerra na Faculdade de Direito da UFC com o Coordenador da Pós-Graduação de Direito da UFC, Hugo de Brito Machado Segundo. Na sequência, às 9h15min, o Painel 1: Democracia e liberdades em África, com Dadiarra Sheik Modibo (Senegal), Bas´Ilele Malomalo (Congo/Unilab), Ercílio Langa (Moçambique/UFC), João Paulo (Guiné Bissau), tendo como Mediadora a Professora Doutora Germana Moraes (Brasil/UFC). À tarde, às 14h30min, no auditório do Departamento do Curso de História da UFC, Área CH2. Av. Universidade, 2762, tem lugar o Painel 2 com o tema “Diáspora Africana: Desafios e Possibilidades de Atuação em Defesa de Direitos Humanos”, com Edgar Bernardo (Moçambique/IDDAB), Gino Pereira (Guiné Bissau/AEAC),
Oteldino Monteiro (Cabo Verde), Evandro Santos (Cabo Verde/AEAC), Suzete Lopes (Guiné Bissau/Pastoral do Imigrante), Faustino Rodrigues (Guiné Bissau/UNILAB)
Bertrand Wadi (RDC), Marek Abi (Togo), Benvida Ié (Guiné Bissau), Domingos Nunes (Guiné Bissau/AEGBEC), e contando como mediador, Bas´Ilele Malomalo.

seminario 3

seminario 03

seminario 4

seminario 6

seminario 06

seminario 7

Fonte: Faculdade de Direito (fone: 85 3366-7834)